29/11/2011

25 Curiosidades Cientificas!


01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do Sol à Terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos estão vivos neste momento.
04. A terra gira a 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacode a Terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem, vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se há 65.000.000 de anos, antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega a 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetro de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em1866.
25. Wilhelm Roentgen venceu o primeiro prêmio Nobel de física em 1895, por ter descoberto os raios-x.


24/11/2011

10 Curiosidade sobe Sonho!

Desde a antiguidade, tentamos encontrar explicações para os sonhos, seja significados sobrenaturais até respostas para as perguntas mais prosaicas, como por que não lembramos tudo que sonhamos.

AS PESSOAS EM COMA SONHAM?

Segundo Luciano Ribeiro Pinto, neurologista da Associação Brasileira do Sono, ainda não existe estudo comprovando que isso realmente aconteça. Segundo o médico, no estado de coma ocorre um comprometimento do cérebro, portanto o indivíduo não tem um sono que passa pelas fases normais, incluindo a fase REM, período em que ocorrem os sonhos. Para saber se a pessoa em coma sonha, seria preciso que o doente tomasse consciência e verbalizasse o sonho aos médicos, diz Ribeiro Pinto.

POR QUE MUITAS VEZES NÃO LEMBRAMOS DOS SONHOS?

Muitas pessoas se lembram de quase todos os seus sonhos, porém esquecê-los não é motivo de preocupação. De acordo com o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, qualquer um pode conseguir lembrar seus sonhos. “É uma questão de hábito. Para recordar é preciso ter tempo de passar o que sonhamos para a memória, por isso precisamos permanecer um pouco acordados após o sonho, para que os pensamentos sejam registrados”, explica.
Portanto quando acordamos e lembramos de um sonho, mas logo após voltamos a dormir, podemos rapidamente esquecê-lo. Outra situação que facilita a lembrança é quando o sonho tem um forte conteúdo emocional, que seja de tal forma impactante que não consigamos esquecê-lo.

É POSSÍVEL CONTROLAR OS SONHOS?

No filme A Origem, o personagem de Leonardo DiCaprio era capaz de controlar os sonhos. E, por incrível que pareça, isso não é apenas coisa de cinema e pode acontecer na vida real. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, existem algumas maneiras para aumentar esse controle. Exercitar a concentração, meditar sobre um tema e ter atenção antes de dormir são algumas das melhores maneiras.
Ele ainda destaca que esses métodos são bastante usados na terapia comportamental para pessoas que sofrem com pesadelos. Os pacientes utilizam as técnicas para poder identificar quando estão tendo pesadelos, para que possam tomar controle da situação e assim amenizar o sonho ruim.

POR QUE TEMOS PESADELOS?


O pesadelo tem diversas causas. Eles podem ter origem em efeitos psicológicos, em causas médicas e também por estresse pós-traumático. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que alguns medicamentos podem trazer pesadelos como efeitos colaterais. Distúrbios do sono, como ronco e apneia, em que a pessoa para de respirar, podem causar pesadelos com sensação de sufocamento. Experiências muito ruins, como um acidente traumático, podem levar o indivíduo a reviver essa experiência nos sonhos.

POR QUE SONHAMOS COM AS COISAS QUE ACONTECEM DURANTE O DIA?

Segundo o médico especialista no sono Denis Martinez, os sonhos são expressões da memória. Uma das teorias que existem é que seria feita uma seleção, em que as coisas mais importantes são armazenadas e as mais irrelevantes são esquecidas. Por serem uma continuidade do nosso dia, as lembranças surgem de maneira aleatória, por isso, normalmente, aparecem de forma confusa.

O SONHO TEM SIGNIFICADO?

Aquela história que cada objeto tem um sentido único não existe, diz Luis Flávio Couto, professor de psicanálise da PUC-Minas. “A ideia de interpretação dos sonhos é algo mais folclórico, pois os acontecimentos não têm um significado oculto, eles são bem claros”, diz.
Couto explica que as mensagens dos sonhos são de cada um para si mesmo, então cabe à própria pessoa interpretar o que significam. “Eles não têm um significado universal, a apresentação dele já é uma forma de o sujeito se explicar para si mesmo”, afirma o psicanalista.

TODAS AS PESSOAS SONHAM COLORIDO? E OS CEGOS SONHAM?

Muitas pessoas sonham em preto e branco, mas não sabem o motivo. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, isso é uma característica individual. Existem pessoas que sonham mais em preto e branco, enquanto que outros têm sonhos predominantemente coloridos.

Os cegos não têm o componente visual, portanto seus sonhos serão mais ricos em sensações auditivas e táteis. Assim como no caso do ser humano, que quando está na fase REM, mexem os olhos, outros animais, quando estão na mesma fase, costumam movimentar o focinho, que é por onde tem o seu sentido mais aguçado, o cheiro. O médico também explica que os indivíduos que ficaram cegos ao longo da vida também perdem, junto com a visão, a possibilidade de sonhar por meio de imagens.

HÁ TEMAS COMUNS ENTRE OS SONHOS?

Existem temas comuns como família, amigos e sexualidade. Mas de acordo com o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, é difícil precisar um padrão. “Os sonhos que temos durante a fase REM são pensamentos diversos, memórias que surgem aleatoriamente. Sentimentos, como ansiedade e nervosismo também podem também ser fatores que influenciam”, afirma.

NÓS SONHAMOS APENAS COM PESSOAS QUE CONHECEMOS?

Sabe aquele sonho estranho que você teve com alguém que você mal conhece? Ele pode acontecer. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que, quando dormimos, os nossos pensamentos são uma continuidade dos fatos do dia, portanto qualquer coisa que vimos pode aparecer. Mesmo se você cruzou com um total estranho na rua, mas ele ficou gravado na sua memória, ele pode estar no seu sonho. “Os sonhos são muito criativos, portanto qualquer acontecimento do nosso dia pode se manifestar”, explica Ribeiro.

QUANTO TEMPO SONHAMOS POR NOITE?

O neurologista Luciano Ribeiro Pinto explica que o sonho acontece na fase REM (Rapid Eye Movement), período que corresponde de 20% a 25% do período que estamos dormindo. Portanto, se descansarmos aproximadamente 8 horas diárias, permanecemos nessa fase entre um hora e meia e duas horas. Esse momento é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos e pela atividade cerebral ser semelhante à de quando estamos acordados.

21/11/2011

As Atrocidades Nazistas

Como vocês sabem... eu ponho só videos chocantes!

Esse é um vídeo muito polemico!


Vou só dizer que não podemos esquecer disso!
E relembrar as atrocidades que aconteceram!  

20/11/2011

Numero 11


Pedido do meu amigo Lucas!
Os MISTÉRIOS no numero 11!!


O 11 passou a ser um número inquietante. Podem pensar que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes, senão, vejamos:
1) New York City tem 11 letras.
2) Afeganistão tem 11 letras.
3) ‘The Pentagon’ tem 11 letras.
4) George W. Bush tem 11 letras.

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será???).
Agora começa o interessante.

1) Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.

2) O primeiro dos vôos que embateu contra as Torres Gêmeas era o Nº11.

3) O voo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; somando os numerais dá: 9+2=11.

4) O outro voo que bateu contra as Torres, levava a bordo 65 passageiros, que somando os numerais dá: 6+5=11.
5) A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9, que somando os numerais dá: 1+1+9=11.


E agora o inquietante.

1) As vítimas totais que faleceram nos aviões são 254: 2+5+4=11.

2) O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4=11.
3) A partir do 11 de setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.
4) Nostradamus (11 letras) profetiza a destruião de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos.

Mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gêmeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11.
E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004, que somando os numerais dá: 1+1+0+3+2+0+0+4=11.
Intrigante, não acham??

E se esqueceram que o atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York, que somando os numerais 9+1+1=11!!!!

18/11/2011

11 Curiosidades Incríveis


1.  O nome de Dom Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Gabriel Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Dizem que nem ele mesmo conseguia repetir o seu nome completo.

2.  O Oceano Atlântico é mais salgado do que o Pacífico.

3.  Apenas um grama do veneno da naja é suficiente para matar 150 pessoas.

4.  O material mais resistente que existe na natureza é a teia de aranha.

5.  Uma volta completa ao redor da Terra mede 39.840 km. Numa velocidade de jogging(9,5 km por hora) uma pessoa levaria 175 dias correndo, sem parar, para dar a volta ao planeta seguindo  a linha do Equador.

6.  Se a mesma coisa fosse feita no planeta Júpiter, a pessoa gastaria 1.935 dias – mais de 5 anos. Júpiter tem 1.300 vezes o volume da Terra.

7.  Essa é muito boa: quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália pela primeira vez, ficaram muito espantados ao ver uns animais muito estranhos que davam saltos incríveis e carregavam os filhotes numa bolsa natural em suas barrigas. Perguntaram a um nativo (em Inglês, naturalmente), qual o nome do bicho. O indígena respondeu “Khan Ga Ru”. Daí em diante, os ingleses passaram a chamar o animal de “kangaroo”. Só depois de muito tempo, descobriram que “Khan Ga Ru”, na língua dos índios, significava “Eu não entendo”.

8.  Outra parecida: existe uma região do México conhecida hoje como Iucatán. O nome vem da época da conquista pelos espanhóis, quando um oficial perguntou a um nativo (em Espanhol, claro) como eles chamavam aquele lugar. O índio respondeu “Yu Katan”. Os espanhóis passaram a se referir ao lugar como Iucatán, sem suspeitar que “Yu Katan”, no idioma dos indígenas, significava “Não sou daqui.”

9.  No final de 1991, o guarda-roupas da princesa Diana, da Inglaterra, constava de 350 pares de sapatos, 141 chapéus,  71 blusas, 95 vestidos de noite, 176 vestidos comuns, 178 conjuntos, 54 sobretudos,  29 saias,  25 calças compridas, 30 jaquetas e 250 bolsas. Não se sabe quantas calcinhas, meias e sutiãs. No seu fracassado casamento com o príncipe Charles,  ela usou  um sapato cravejado de pérolas e lantejoulas de madrepérola. Considerando que a maioria das pessoas do planeta mal têm o que vestir, isso poderia ser considerado um crime contra a humanidade.

10.  A frase em Inglês “THE QUICK BROWN FOX JUMPS OVER THE LAZY DOG”  (“A rápida raposa marrom salta sobre o cachorro preguiçoso”) utiliza todas as letras do alfabeto e foi criada pela empresa telegráfica norteamericana Western Union para testar o desempenho das suas máquinas de teletipo.

11.  O hino oficial do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, chama-se “Aguenta, Vagabundo!”





Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com