Durante uma enchente
1 – Nunca é demais lembrar, sempre que possível, evite permanecer próximo de córregos, rios ou canais. A recomendação é válida, sobretudo, durante as fortes chuvas de janeiro.
2 – Não coloque sua vida em risco: Após uma enchente, procure permanecer em casa, aguardando o escoamento da água.
3 - Cuidado com a leptospirose: Caso seja necessário entrar em contato com a água das enchentes, o faça devidamente protegido, com calçados ou botas.
4 - Áreas de risco: Caso você more próximo de áreas de risco, ao menor sinal de perigo, deixe o local. Acredite, é melhor perder determinado bem de consumo, do que, por exemplo, a vida.
5 - Caso você esteja dirigindo, evite trafegar em ruas alagadas. Dependendo da enxurrada, o veículo poderá ser carregado pelas águas.
Após uma enchente
6 - Lixo nas ruas: De fato, este é um problema recorrente. Não que o poder público não tenha sua responsabilidade, tem claro. Por outro lado, se todos tivessem um pouquinho mais de consciência ambiental…
7 - Procure desinfetar tudo que foi molhado pela enchente. Se possível, jogue fora tudo aquilo que não possa ser limpo.
8 - Evite permanecer próximo de linhas elétricas caídas.
9 - Em caso de deslizamentos de terra, entre em contato com as autoridades competentes.
10 - E por fim, não deixe de cobrar da subprefeitura do seu bairro, a criação de medidas para evitar novos alagamentos. Exerça sua cidadania, seja cidadão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário