19/05/2012

Serra Pelada: O formigueiro humano da década de 1980

Formigueiro Humano !!!



* O que sabemos sobre Serra Pelada?

Juliana de Araxá disse que está fazendo um trabalho sobre a Serra Pelada, e pediu uma ajuda do nosso site para finalizar seu trabalho.
Bom Juliana, nós nos desempenhamos muito para responder sua pergunta e aí está :


História de Serra Pelada : Da primeira pepita ao fechamento do garimpo.


Estima-se que cerca de 120 mil pessoas viveram ali no auge do garimpo, de 82 a 86. A primeira pepita foi encontrada em dezembro de 79, por um vaqueiro da fazenda do velho Genésio, dono daquelas terras. A fofoca correu e, entre fevereiro e março de 80, mais de 30 mil homens chegaram ao local. A princípio o ouro era só na Grota Rica, um curso d´água que dava pepitas na raiz do capim, nem precisava cavar quase nada. Não demorou muito para encontrarem um dos maiores depósitos de ouro do mundo logo ali ao lado, a aberração geológica que conhecemos como Serra Pelada.



Começaram a descer os barrancos. Quem chegasse ali primeiro e demarcasse seu espaço era o dono da área. Todo mundo com um revólver 38 na cintura, não havia disputa física e a palavra do homem valia. Os barrancos mediam 2 m x 3 m e iam descendo, saindo dali em sacos nas costas dos trabalhadores. As pepitas eram mais raras, o grosso estava em pó. O solo retirado era quebrado, lavado e passado no mercúrio, material que se liga e concentra o ouro. Ao aquecer a mistura dos dois metais o mercúrio evapora primeiro, deixando para trás a riqueza dourada que motivou toda essa história.


A região de Serra Pelada alcançou sua maior produção de ouro no ano de sua descoberta, ou seja, em 1980. Naquele ano, somente de maio a novembro - período em que os garimpeiros podiam exercer suas atividades - foram retiradas cerca de 7 toneladas de ouro. Todavia, já em 1981, quando as atividades garimpeiras foram se tornando mais difíceis e perigosas em função das grandes profundidades alcançadas, a produção caiu para 2,5 toneladas de ouro. Ao final deste ano o garimpo atingiria o lençol freático e a água brotou no enorme buraco em que se transformara o garimpo de Serra Pelada.















Ao final de 1984, a profundidade do buraco de Serra Pelada já era de quase 200 metros. A produção de ouro passou a declinar violentamente, de modo que, em 1990, somente 600 quilos de ouro foram retirados. Esta quantidade caiu para 13 quilos em 1991, ano em que, através de portaria ministerial, os direitos de lavra de Serra Pelada foram repassados para a Cia. Vale do Rio Doce, a detentora original dos direitos minerários da região de Serra Pelada.

Após quatro anos de extração, onde havia morro, surgiu uma imensa cratera com 200 metros de profundidade.
 


Atualmente, o garimpo desativado é um lago com 100 metros de profundidade. Apesar de desativado, estima-se  que existe no local 50 toneladas de metais preciosos, o ouro .



O Garimpo foi desativado ainda na década de 1900(1992), as jazidas ficaram imortalizadas pelas imagens dos garimpeiros formando um verdadeiro formigueiro humano nas encostas do local.
... porém notícias recentes afirmam o retorno das explorações do garimpo.



Segundo à Companhia De Desenvolvimento Mineral há uma grande possibilidade de retomar o projeto de  extração do ouro nessa área, pesquisas indicam que há 150 toneladas de ouro no subsolo da mina.


_ Cusiosos de carteirinha, se vocês tiverem alguma dúvida, ou sugestão podem enviar comentários, que nós faremos o possível para elaborar matérias que o ajude .
Gratos desde de já, Site: A Curiosidade Não Matou O Gato !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com