19/05/2012

Os extremos do planeta Terra

Os extremos do planeta Terra

O planeta em que moramos é um oásis num deserto chamado universo. Vivemos aqui, protegidos das intempéries do cosmos como uma criança no útero da mãe. É bem verdade que estamos destruindo nosso próprio lar, que a continuar no mesmo ritmo de insanidade, talvez sejamos os agentes da nossa própria extinção.
Embora seja um paraíso para a vida, a Terra possui lugares que são um desafio aos seus habitantes. São os extremos do planeta. Que tal conhecê-los?



A maior altitude


everest

Se você desejar estar no lugar mais alto da Terra, então terá que escalar o Monte Everest. A montanha com 8.844 metros de altitude, está situada na fronteira entre o Nepal e o Tibet. Em nepalês o nome da montanha é Sagarmatha ( rosto do céu ) e em Tibetano Chomolangma ( mãe do universo ). Os primeiros a chegar no pico do Everest foram Tenzig Norgay e Edmund Hillary em 29 de maio de 1953. A primeira mulher a vencer a montanha mais alta do mundo, foi a japonesa Junko Tabei, em 1975.


O ponto mais profundo dos oceanos


Oceano

A maior depressão oceânica e a Fossa das Marianas, localizada na região das Ilhas Marianas, no Pacífico. Lá a profundidade atinge 11.500 metros. Em 1960, o oceanógrafo suíço Jacques Piccard e Donald Walsh, tenente da Marinha norte-americana desceram a 11.000 metros de profundidade, na Fossa das Marianas. Para isso, usaram o batiscafo Trieste, submersível militar dos Estados Unidos.


O maior deserto


saara

O maior deserto do mundo é o Saara ( alguns dizem que é a Antártida, mas a imagem que a palavra deserto evoca é de areia, não de gelo). O Saara é um gigante com 9.065 quilômetros quadrados. Maior do que o Brasil, para se ter uma ideia. Apesar das condições inóspitas, mais de  2,5 milhões de pessoas vivem na área do Saara.


A maior caverna do mundo


mammothcave

A maior caverna do mundo é o sistema Mammoth Cave, com 580 km de extensão. O complexo situa-se no estado do Kentucky, Estados Unidos. Em torno do Mammoth Cave foi criado um parque para preservar o local e é claro arrecadar alguns cobres com o turismo.


A maior caverna sob o mar


caverna

Não há um consenso sobre qual é a maior caverna sob o mar. As do sistema Ox Bel Ha e as do sistema Sac Actun, ambas próximas ao estado mexicano de  Quintana Roo, são sérias candidatas. Para atravessá-las, você precisaria aguentar o fôlego por 160 km.


O lugar mais abaixo do nível do mar


mar_morto

O ponto mais baixo em relação ao nível do mar é o Mar Morto . O local fica a 400 metros abaixo do nível do mar. Suas águas tem uma concentração tão grande de sal que não há vida nele. Devido às propriedades terapêuticas das águas do Mar Morto, o local recebe milhares de turistas todos os anos.


O maior deserto de sal


sala_uyni

O maior deserto de sal do planeta é o Salar de Uyuni, na Bolívia. A planície salgada se estende por 12.000 quilômetros quadrados. Lá está a maior reserva de lítio do mundo. O lítio é  usado na fabricação de baterias elétricas.


O maior recife de corais


Barreira de Coral Australia

A grande Barreira de Corais é o maior recife de corais do mundo. Situa-se na Austrália. Suas dimensões impressionam: 2300 quilômetros de extensão e uma largura que varia de 20 km a 240 km.


O maior ser vivo da Terra


armillaria-ostoyae

Que baleia azul , que sequoia. O maior ser vivo do mundo é um fungo. O Armillaria Ostoyae, popularmente conhecido por cogumelo do mel. Ele vive no Oregon e ocupa a modesta área de 880 hectares. Mais ou menos 1220 campos de futebol. E o individuo continua crescendo. Todo ano ele aumenta em média 70 centímetros.
Leia mais sobre o assunto no Diário de Bilogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com