05/08/2012

Observando e Organizando Pag.164 -História Global- volume2



Texto01: Bloqueio Continental

Napoleão não se conformou com a derrota naval para os ingleses e procurou outros meios para enfraquecer a Inglaterra. Então, decretou, em 1806, o Bloqueio Continental, pelo qual os países do continente europeu, submetidos à ocupação ou pressão francesa teria de fechar seus portos ao comércio inglês.
Objetivo dessa medida era prejudicar a economia inglesa, provocando uma crise em sua industria e gerando desemprego. Além disso, a burguesia francesa seria beneficiada com o bloqueio, pois, sem a concorrência inglesa, poderia ampliar a venda de seus produtos na Europa continental e em outras regiões.

1- Observe o mapa acima, destaque:
a) Algumas das nações aliadas à França;
b) Algumas das nações inimigas da França;
c)A quais países atuais correspondem os territórios conquistados pelo exército de Napoleão.

2- Observe novamente o mapa acima e compare-o ao texto Bloqueio continental. Como a França teria condições de exigir o fechamento dos portos dos países europeus ao comércio inglês?

Um comentário:

  1. 1.a)Os países aliados da França: Espanha, Grão-Ducado de Varsóvia, Weatfália, Confederação do Reino, Baviera, Itália, Confederação Helvética.
    b)Os Países inimigos da França: Portugal, Grã-Bretanha, Austria, Russia, Suécia.
    c)Itália, Alemanha e Espanha.

    2.Teria condições de exigir o fechamento dos portos, através de alguns países submetidos à ocupação ou pressão francesa (força militar). Esses países estavam submetidos á influência do Império Francês e todos eles foram derrotados pela França em confrontos anteriores, isso significa que não possuem autoridade ou força para questionar o Império Francês.

    ResponderExcluir

Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com