25/08/2012

Substância em batom e creme dental pode causar problemas cardíacos

Batom-2
Uma substância usada em batons e cremes dental pode causar problemas cardíacos e musculares, de acordo com cientistas. Eles descobriram que o triclosano, um agente antisséptico presente nesses produtos, pode impedir que os músculos, incluindo o coração, recebam sinais do cérebro. As informações são do Daily Mail.



Em um estudo feito com ratos, os pesquisadores notaram uma redução da função cardíaca em 25% durante 20 minutos de exposição. Por isso, alertam para os possíveis danos à saúde humana. Isso acontece porque o produto químico interrompe o fluxo de íons de cálcio, que traz os sinais elétricos do cérebro para os músculos.
No entanto, reguladores e outros especialistas afirmam que os níveis de triclosano são seguros nestes produtos e que as doses injetadas em camundongos foram maiores do que aquelas a que as pessoas estão expostas. Segundo a lei da União Europeia, a substância pode ser usada em concentrações de até 0,3% em cosméticos.



Embora estudos anteriores já tenham mostrado que o triclosano pode ter ligações com problemas de tireoide e fertilidade, esta é a primeira vez que seus efeitos tenham sido testados em músculos.

”Para uma pessoa saudável, 10% a menos da função do coração pode não ser relevante, mas se você tiver uma doença cardíaca, pode fazer uma grande diferença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com