13/09/2012

Trabalho e potência

Trabalho:
Trabalho em física, significa o quanto de energia se gasta para realizar certa operação. Na verdade o conceito de energia vem do trabalho, como será visto abaixo, então é necessário definir trabalho de modo diferente. Empiricamente notou-se que é mais que acelerar um corpo de 0 a 10 m/s, por exemplo, do que de 10 a 20m/s, no mesmo intervalo de tempo, ou seja, com mesma aceleração, logo mesma força. Como o impulso é o mesmo, esse maior gasto de trabalho(no sentido leigo da palavra mesmo) não deve-se ao tempo ou a força, logo deve-se a distância pela qual essa força foi desenvolvida. Nasce assim o conceito de trabalho, que é definido, conceitualmente, como T = F . Ds, onde T representa o trabalho. À partir do conceito de trabalho na física surgiu também o conceito de energia. A unidade de trabalho é J(Joules)
Quando uma força desloca ou deforma um corpo, ele realiza trabalho.
O trabalho vai ser, o resultado da transferência de energia que produz deslocamento ou deformação de um corpo.

Fórmula:
O resultado de trabalho é dado em joules.

Potência:
A idéia de potência é a quantidade de energia gasta por um operador em um determinado intervalo de tempo. Se ele imprime certa potência em um intervalo de tempo, se ele gastar a mesma energia em um espaço menor de tempo, a potência será menor. A fórmula de potência é simples: P = DE / Dt,. A idéia de potência é muito útil em se tratando de máquinas, pois toda máquina tem um limite de energia gasta por um intervalo de tempo, e a potência vem a determinar essa capacidade de cada máquina.
A unidade de potência no Sistema Internacional é o watt, representado pela letra W. Esta foi uma homenagem ao matemático e engenheiro escocês James Watt. As outras medidas de potência são o cavalo-vapor e o horse-power. O termo cavalo-vapor foi dado por James Watt (1736-1819), que inventou a primeira máquina a vapor. James queria mostrar a quantos cavalos correspondia a máquina que ele produzira. Assim sendo, ele observou que um cavalo podia erguer uma carga de 75 kgf, ou seja, 75. 9,8 N=735 N a um metro de altura, em um segundo.
Quando uma força realiza trabalho há uma transparência de energia de um sistema para outro. Essa transparência de energia pode processar-se em intervalos de tempo.


Fórmula:
O resultado de potência é dado em watt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para todos os visitantes do Site, obrigado pela sua audiência... O site está disposto a responder suas curiosidades.
E só mandar um Email com a sua curiosidade e responderemos.
Email: curiosidadenaomatouogato@hotmail.com